Blog

Confira as últimas postagens de artigos do nosso blog.

/*
App ou site: qual solução escolher para o seu supermercado?

Exigente e sem tempo. Assim podemos definir parte dos consumidores quando o assunto é fazer as compras de casa. De acordo com uma pesquisa da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), três em cada dez entrevistados consideram ir ao mercado uma obrigação e gostariam de se livrar dela. Então, como evitar o deslocamento, falta de vagas para estacionar e filas nos caixas para pagar? A resposta está nas vendas online.


De acordo com a Nielsen, as compras de supermercados online deverão representar 25% das vendas do setor em 2025. Ou seja, ter presença digital e, mais que isso, permitir que seus clientes comprem online são um caminho sem volta e será determinante para a expansão dos negócios.


Os supermercados brasileiros estão vivendo a era do consumidor omnichannel que possuem grandes expectativas em sua experiência de compra, seja ela na loja física ou na loja online. “[Os clientes] esperam diferentes experiências em canais diversos, comparam preços, procuram informações nos meios digitais e nas lojas físicas”, afirma Ronaldo dos Santos, presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados.


Reconhecemos que é grande o desafio para acompanhar esse novo cenário no varejo. Por isso, vamos mostrar neste artigo as vantagens de você escolher site ou aplicativo (app) como novos canais de venda para o seu supermercado. Afinal, qual solução oferece a melhor experiência de compra a seus clientes?



Novos hábitos de consumo


De acordo com a pesquisa Global Consumer Insights 2019, produzida pela consultoria PwC, o percentual de brasileiros que declararam fazer compras pelo smartphone pelo menos uma vez por mês saltou de 15% para 50%, entre 2013 e 2019.


Durante esse mesmo intervalo de tempo, a pesquisa também aponta que os outros meios de compra apresentaram queda ou crescimento tímido: lojas físicas (de 70% para 62%); online via PC (de 69% para 59%) ou online via Tablet (de 20% para 29%).


“Vemos um potencial incrível na internet e nos aplicativos, que representam uma parcela significante da população. Estar presente no mundo online é fator obrigatório para o sucesso dos supermercados”, destaca o presidente da APAS.



Momentos de compra diferentes


Cada cliente do seu supermercado tem sua rotina de vida particular e sua maneira preferida de realizar suas compras. Porém, até um mesmo cliente também tem momentos de compra diferentes que irá ditar qual a melhor maneira para realizar uma compra: por exemplo, no domingo ele pode preferir ir até a loja física para realizar as suas compras, mas durante semana ele pode estar com uma agenda mais apertada e preferir realizar as compras pelo computador ou telefone, ou até mesmo pelo app dentro do ônibus e aproveitar o tempo de deslocamento para realizar as compras.


O tipo de produto que ele irá comprar, também poderá modificar o seu comportamento de compra. Na hora de comprar carne ou hortifruti o cliente pode preferir ir até a loja e escolher os itens presencialmente. Já quando vai comprar os itens de limpeza e higiene, a compra online pode ser a sua escolha.


Repare, portanto, que o fato do seu supermercado ser omnichannel, oferecendo a opção de compra na loja física, pelo site, pelo televendas e pelo APP, possibilitará atender a momentos de compra específicos e diversificados dos seus clientes, aumentando a sua conversão e seu faturamento.



Canal de venda e comunicação


Além de ser um canal de vendas, o aplicativo e o site também são canais de comunicação diretos com o cliente. E por isso, a importância de ter o seu próprio canal, com a sua marca ao invés de contar apenas com as vendas através de empresas parceiras, como as de entregas rápidas.


O consumidor está sempre com o seu celular e por isso, aqui o app tem uma grande vantagem. Uma vez instalado no celular, ele aproxima o consumidor a sua marca. O consumidor poderá ver as promoções e ofertas da sua loja a qualquer momento, e se quiser, já realizar a compra imediatamente para não perde a oferta.
E diferente de um ecommerce de varejo em geral (eletrónicos, por exemplo), o intervalo entre as compras em um ecommerce de supermercado é menor. Assim, o seu APP será usado com mais frequência e terá uma probabilidade maior de permanecer instalado no celular do cliente.



Preferências de navegação


Já faz bastante tempo que o número de usuários de dispositivos móveis ultrapassou o número de usuários de computadores. Mas será que isso é um fator que deve fazer você não investir em um site de ecommerce? Definitivamente não.


Apesar de as vendas através dos aplicativos serem cada vez maiores, ainda há um número expressivo de vendas pelos sites e você não deve abrir mão delas. Isso acontece pois alguns clientes ainda preferem realizar as suas compras pelo computador ou até preferem realizar pelo celular, mas não querem instalar um novo app e irão optar por acessar a loja virtual diretamente no navegador web do seu dispositivo. Um funcionário de uma empresa, por exemplo, ao fazer as compras corporativas tende a utilizar o site, já que o APP acaba sendo mais pessoal por estar instalado no celular.


Qual é o impacto dessa forma de consumir para o seu supermercado? O seu website de ecommerce obrigatoriamente deve ser responsivo (capacidade de se adaptar aos diferentes tamanhos de telas dos usuários) e oferecer uma excelente experiência de compra ao usuário, seja quando acessado pelo desktop ou quando acessado pelo celular. Desse modo você dá mais opções de escolha para o seu cliente.



Conclusão


Depois de todos esses argumentos, qual é a sua sincera opinião: melhor vender por meio de app ou site? Bem, a nossa orientação é que você deve oferecer ao cliente o que é mais conveniente para ele. Para alguns consumidores o melhor será comprar através do site, para outros será pelo APP.


O importante é que ele se sinta atendido e você não deixe vendas para trás. Por isso, adotar uma plataforma de supermercado online que disponibilize e integre esses dois serviços com qualidade e eficiência é um diferencial competitivo.


Seu supermercado está preparado para vender pela internet através dos canais preferidos dos seus clientes? Fale com nossos consultores e entenda como a plataforma de supermercado online da VIPCommerce pode integrar todos os serviços de vendas pela internet e ajudar a aumentar seu faturamento.


22 novembro 2019
VER MAIS
As 6 tendências para vendas online no varejo alimentar

O segmento do varejo alimentar possui características bastante peculiares quando comparado aos demais segmentos do varejo. O mesmo ocorre quando pensamos em um supermercado online. As estratégias e operações desse segmento, portanto, também são diferentes de um ecommerce tradicional.


A manipulação de uma grande quantidade produtos, em uma mesma compra, com as mais diversas características, tais como formatos, temperatura de armazenamento, vida útil e restrições de embalagem para determinados itens exigem uma logística muito bem preparada para vender online itens de supermercado. Por exemplo, se você carregar um pacote de cervejas em cima de uma caixa de morangos, você acabará entregando a seu cliente algo que provavelmente não era bem o que ele tinha em mente.


Hoje 15% dos brasileiros dizem fazer compras de produtos de supermercado pela internet. Porém, fora dos grandes centros os consumidores praticamente não têm acesso ao supermercado online. Então, como atender à demanda de quem quer fazer as compras do supermercado pela internet? Conheça por meio deste artigo as principais tendências para vendas online no varejo alimentar e ganhe vantagem competitiva.



Familiarização com as compras online de alimentos e bebidas


Embora ainda tenha margem para bastante crescimento, itens de Alimentos e Bebidas apresentaram crescimento de 23% no ticket médio em vendas online de bens de consumo  na comparação entre 2018 e 2017, segundo a 39ª edição do WebShoppers, da Ebit.


Ou seja, o brasileiro está cada vez mais se familiarizando com a comodidade, praticidade e agilidade com as compras de supermercado pela internet. O consumidor se dá conta de que não precisa mais enfrentar filas, congestionamento e dificuldade em estacionar para abastecer sua casa.



Retirada na loja física


Também chamada de click and collect (clicar e coletar, numa tradução livre do inglês), essa modalidade é considerada o próximo passo do ecommerce para quem gosta da comodidade de comprar pela internet porém não abre mão da gratificação imediata, ou seja, quer ter acesso às compras em um prazo curto de tempo, de poucas horas.


O serviço de retirada em loja também permite que o cliente compre os itens mais básicos e use seu tempo na loja para comprar os produtos que ele mesmo deseja escolher, como carnes e hortifruti.


Importante: se o seu supermercado trabalhar com esse tipo de serviço, lembre-se de oferecer espaço exclusivo no estacionamento. Além de maior comodidade para o cliente, este espaço também servirá de um “ponto de marketing” para sua operação digital.



Entregas imediatas 


Quem nunca interrompeu o preparo de uma receita para correr até o supermercado e comprar um ingrediente que não tinha em casa? Não é só mas também pra isso que servem as empresas de entrega chamadas de “delivery de tudo”. Em parceria com os supermercados, essas empresas de entrega rápida ajudaram a impulsionar as vendas de alimentos e bebidas online.


Para um supermercado, a desvantagem desse modelo de vendas é que o cliente passa a ser das empresas de entregas rápidas. Sem acesso aos dados desses consumidores, o supermercado acaba tendo dificuldade para se aproximar, engajar e até mesmo fazer ofertas e promoções de produtos conforme comportamento ou preferências deles.



Crescimento das vendas online via mobile


As vendas via smartphone – também chamadas de mobile commerce (ou simplesmente mcomemrce) – vêm apresentando números cada vez mais impactantes nos negócios consolidados por vias online. Para se ter uma ideia, o faturamento do e-commerce no Brasil cresceu 12% em 2018 na comparação com o ano anterior, quanto o faturamento registrado via mcommerce foi 41% superior no mesmo período. Quer mais? Quatro em cada dez compras feitas pela internet no país em janeiro de 2019 aconteceram por meio de dispositivos móveis.


O mesmo ocorre para as vendas de supermercado. Hoje as vendas através de aplicativos já representam mais de 50% para as redes que oferecem essa modalidade a seus clientes.


No entanto, é importante observar que o consumidor também deve ter a opção de comprar produtos de supermercado através de site, isto é, uma versão para desktop. E não só por meio de aplicativos. O site ainda é um expressivo canal de vendas para o varejo.



Experiência Omnichannel


Pode ser por necessidade ou por impulso. Seja qual for a razão que levou seu cliente a realizar uma compra, seu supermercado precisa estar preparado para ser omnichannel. Isso significa que você terá de atendê-lo e oferecer uma experiência de compra de alta qualidade no canal que o consumidor considerar mais cômodo e eficiente pra ele no momento que ele decide comprar.


Pesquisas do varejo apontam que um cliente omnichannel compra duas vezes mais do que um cliente que tem compram apenas por um único canal (Loja física ou loja online). Sendo assim, a recomendação é permitir que seu público possa comprar, claro, na loja física e também no site ou aplicativo (app). Como exemplo, podemos citar um cliente que recebe uma oferta em seu aplicativo. Ele poderá tanto ir à loja comprar o produto quanto fazer a compra pelo site ou próprio aplicativo, caso não possa se deslocar até a loja física.


Ao atender em diversos canais, o supermercado amplia as possibilidades de venda em diferentes momentos da jornada do cliente.



Personalização das ofertas


O comércio pela internet permitiu aos lojistas realizarem ofertas cada vez mais segmentadas, conforme perfil, comportamento e hábitos dos seus públicos. Como consequência, os clientes estão cada vez mais exigentes e à procura de produtos de nicho que fazem sentido para si.


Quanto mais adequada for a oferta, maiores as chances de o consumidor comprar e você fidelizá-lo. Portanto a orientação é para você conhecer melhor seu cliente e as motivações que o leva a comprar. Desse modo é possível prever o padrão de consumo em seu supermercado e oferecer sugestões de compras mais alinhadas com expectativas e necessidades do seu público.



A busca pela conveniência e pela maior variedade de produtos e preços sem abrir mão da qualidade são combustíveis que irão impulsionar cada vez mais consumidores a realizar as compras de supermercado pela internet. No entanto, apenas uma plataforma de ecommerce para supermercado completa consegue reunir tantos serviços, desde o controle e separação dos pedidos, da logística de entrega e devolução até o faturamento sem precisar ocupar um PDV.Seu supermercado está preparado para oferecer essa experiência de compra a seus clientes? Fale com nossos consultores e entenda como podemos te ajudar.


31 outubro 2019
VER MAIS
Como criar um supermercado online?

Conheça 6 pontos fundamentais para começar uma operação de venda pela internet em seu supermercado


Fazer as compras de produtos de supermercado sem sair de casa. Atualmente, esta tem sido a opção para 15% dos consumidores brasileiros que preferem usar a loja virtual. É o que aponta a pesquisa Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), conduzida pelo IBOPE Inteligência.


Esse índice é um pouco maior (16%) quando falamos da classe C1 e chega a 19% na classe A, mas poderia ser ainda maior se mais supermercados pelo Brasil oferecessem aos consumidores a possibilidade de compras online via site ou aplicativo. Ou seja, ainda há uma grande demanda não sendo atendida por falta de acesso a supermercados online.


Entre as razões que levam esses consumidores a uma plataforma de ecommerce de supermercado estão:
– 68% diversidade de produtos
– 67% percepção de que preços online são mais em conta
– 57% facilidade para comparar preços
– 49% percepção de que encontra sempre o que procura


Seu negócio já está preparado para atender essa crescente demanda de inovação no varejo? Neste artigo você irá saber os principais pontos para implementar novas tecnologias e começar a operação do seu supermercado online.



O que você precisa saber para criar seu supermercado online?


A implementação de uma plataforma online para supermercados traz benefícios que justificam o investimento de tempo, dinheiro e planejamento. Confira agora as principais etapas desse processo:



1. O tamanho do seu varejo importa?


Antes de começar, é importante esclarecer: Adotar uma plataforma de ecommerce para seu mercado não exige altos investimentos. Desse modo, a transformação digital da maneira como se vende produtos aos clientes está disponível não apenas para as grandes redes, mas também para pequenos e médios varejistas.



2. Escolha uma plataforma de e-commerce


O primeiro passo é você decidir com qual plataforma de e-commerce irá trabalhar. Tenha como premissa uma plataforma que seja aderente ao varejo alimentar e que te dê segurança para o crescimento da sua operação. Mais que isso, a tecnologia que irá sustentar a operação online do seu mercado precisa ser completa e focada em todo o processo, não apenas na geração do pedido. Portanto, certifique-se de que a sua plataforma de e-commerce também seja uma solução para o controle e separação dos pedidos, da logística de entrega e devolução, bem como do faturamento sem precisar ocupar um PDV.



3. Planeje custos e foque na qualidade das entregas


Como todo bom gestor, você também terá de planejar os custos da operação de delivery, otimizando o número de profissionais envolvidos nessa logística e as rotas para evitar deslocamentos desnecessários e fazer o maior volume de entregas a cada viagem. Para te auxiliar nesse planejamento, escolha uma plataforma de e-commerce que permita fazer o controle desse trabalho de maneira integrada.
Você também deverá levar em consideração o que é mais vantajoso: contar com operação própria ou terceirizada para fazer as entregas? Seja qual for a sua decisão, aqui vai uma dica: O seu entregador será o único ponto de contato físico com a sua marca, então, é importante que ele seja treinado e qualificado para garantir o alto padrão de qualidade que você atende os seus clientes em sua loja física.

4. Ofereça diferentes meios de pagamento


É importante que seu e-commerce não limite seus clientes na hora do pagamento. Portanto, ofereça diferentes formas de pagamento, tais como cartão de crédito ou débito, dinheiro, vale alimentação, entre outros, e deixe que o cliente escolha o mais conveniente para ele. Acredite: isso facilita a venda e atrai o cliente para o seu e-commerce.



5. Você deve ter um site ou aplicativo? Ambos!


Novamente, você deve oferecer ao cliente o que é mais conveniente para ele. Para alguns clientes o melhor será comprar através do site, para outros será pelo celular. O importante é que ele tenha a opção e que você não deixe vendas para trás.
Devido à agilidade e praticidade, os smartphones são ferramentas essenciais ao crescimento do comércio online. Sete em cada dez consumidores utilizam smartphones para fazer compras pela internet, de acordo com estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). E os aplicativos são o grande canal de vendas dos smartphones e por isso é fundamental que você tenha um APP com a sua marca! Mas lembre-se: se o cliente não quiser instalar o aplicativo, ele deve ter a opção de fazer compras via site responsivo, que oferece melhor experiência de navegação e de compra independente do tamanho da tela do dispositivo utilizado.

6. Invista na divulgação do seu supermercado online


A estratégia de marketing para o e-commerce é diferente da estratégia para loja física. Especialmente no ambiente digital, onde o consumidor é bombardeado com ofertas e exige atendimento imediato, seus esforços de marketing devem ser focados nas necessidades dos seus clientes e não em ofertas de massa. O objetivo é mostrar que você conhece o seu cliente e que se comunica com ofertas relevantes para ele.
Canais digitais como e-mail, redes sociais e SMS são importantes para a promoção da sua loja online, mas o canal com maior conversão é o seu próprio APP através das notificações.

Plataforma de e-commerce para seu supermercado: muito mais que só uma loja virtual


Algumas empresas limitam a criação de um supermercado online a uma loja virtual, colocando no ar um site ou aplicativo, quando, na verdade, conforme vimos ao longo deste artigo, trata-se de um projeto mais amplo e que demanda uma atenção maior na hora de executar.


Um desafio que, quando bem implementado, torna-se mais uma excelente opção para aumentar o faturamento. Além, claro, de ser um grande diferencial competitivo.


E, então, você e seu supermercado estão preparados para começar a vender online?


14 outubro 2019
VER MAIS
Como o supermercadista pode aproveitar a tecnologia no supermercado
Nos últimos anos temos acompanhado o crescimento das vendas online de diversos segmentos. O supermercado não fica de fora dessa corrente e registra um crescimento significativo do e-commerce. Portanto, o empresário deve ter conhecimento sobre a tecnologia no supermercado, precisa entender as novidades tecnológicas que afetam e ajudam no dia a dia da loja e usar essas ferramentas para o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio.

A internet faz parte da vida de toda sociedade, ignorar esse fato, e sua influência nas relações de consumo, é abrir mão de uma ferramenta importante.

Para acompanhar os novos hábitos de compra dos consumidores e evitar a queda das vendas é preciso usar tecnologia no supermercado.

Como você pode aproveitar a tecnologia no supermercado?

As ferramentas de e-commerce, ou vendas online, podem ajudar o varejista a aumentar o faturamento da empresa, conseguir vendas que não seriam possíveis na loja física, aumentar a área de atuação e até mesmo melhorar as vendas na loja física – experiências e dados comprovam esse efeito.

Essas novidades agem, principalmente, em três setores de atuação online do supermercadista, vamos falar um pouco sobre cada um deles:

1. Relacionamento com os clientes
A internet e o e-commerce apresentam uma nova forma de relacionar com os consumidores, tendo como base os dados que estes oferecem no ambiente digital.

Existe uma diferença elementar entre uma compra online e na loja física: na compra online seu cliente sempre é identificado. Assim, é possível entender e conhecer os hábitos de compra dos consumidores de forma automatizada e em larga escala.

Entendendo o comportamento dos clientes, as ações comerciais do seu supermercado se tornam mais assertivas. No ambiente digital é possível segmentar anúncios e ofertas de acordo com o perfil de interesse e necessidade do usuário – seu cliente.

As informações necessárias para traçar o perfil do cliente são obtidas através dos dados cadastrais do cliente, histórico de compras realizadas e até mesmo integração com suas redes sociais.

2. Tecnologia no supermercado e a implantação de uma operação de e-commerce
As novidades tecnológicas também ajudam o supermercadista no momento de implementar e controlar os processos operacionais das vendas online.

Antigamente o controle das entregas, embalagens de produtos, separação e pedidos das vendas eramrealizados de forma manual, o que se transformava em um processo demorado e passível a erros. Hoje em dia, há no mercado diversas ferramentas que auxiliam o varejista nesse momento, desde a separação dos produtos por meio de aplicativos de celulares até a identificação da entrega no momento que chega ao cliente.

Essa tecnologia no supermercado facilita a operação, evita perdas e reduz custos para implementar o processo de venda online no seu supermercado.

3. O e-commerce como elemento chave para a ampliação da área de atuação da loja
Outra oportunidade do e-commerce em supermercados é atingir clientes que não seriam captados apenas com a loja física.

Consumidores que antes não compravam em uma determinada loja, principalmente pela questão da localização, agora estão ao alcance do e-commerce de forma prática e cômoda. Ou seja, sua loja alcançará consumidores de “outras praças”.

Uma das principais preocupações do supermercadista ao implementar o e-commerce é a possibilidade de “canibalização” da loja física pela plataforma digital. No entanto, o que se tem observado é o contrário, pois depois de ter uma experiência de compra online e bem sucedida, o consumidor passa a conhecer a loja (a marca), aumentando as chances de dar a preferência em uma compra offline.

Além de que, com os dados dos clientes em mãos, será possível realizar campanhas e promoções para ativar esse consumidor na sua loja física.

Vender online é uma solução para acabar com a ociosidade do seu supermercado, aumentando produtividade e lucratividade. Veja esse artigo.

A tecnologia no supermercado cria novas demandas
Que o hábito de compra dos consumidores mudaram, isso todos nós sabemos. O desafio é não ficar de fora desse movimento. A boa notícia é que atualmente, com a criação e melhoria de tecnologia no supermercado, já existem ferramentas acessíveis para promover o e-commerce da sua loja.

Só com a ampliação de vendas para o multiformato é que os supermercados vão conseguir atender e fidelizar os consumidores, aumentando vendas e melhorando o resultado do seu negócio.

Uma das principais tecnologias para supermercado é o sistema de gestão essa ferramenta deve estar integrada aos outros processos, inclusive o e-commerce, e é essencial para que os dados digitais do seu supermercado sejam seguros e atualizados.
21 maio 2018
VER MAIS
*/