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Como criar um supermercado online?

Conheça 6 pontos fundamentais para começar uma operação de venda pela internet em seu supermercado


Fazer as compras de produtos de supermercado sem sair de casa. Atualmente, esta tem sido a opção para 15% dos consumidores brasileiros que preferem usar a loja virtual. É o que aponta a pesquisa Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), conduzida pelo IBOPE Inteligência.


Esse índice é um pouco maior (16%) quando falamos da classe C1 e chega a 19% na classe A, mas poderia ser ainda maior se mais supermercados pelo Brasil oferecessem aos consumidores a possibilidade de compras online via site ou aplicativo. Ou seja, ainda há uma grande demanda não sendo atendida por falta de acesso a supermercados online.


Entre as razões que levam esses consumidores a uma plataforma de ecommerce de supermercado estão:
– 68% diversidade de produtos
– 67% percepção de que preços online são mais em conta
– 57% facilidade para comparar preços
– 49% percepção de que encontra sempre o que procura


Seu negócio já está preparado para atender essa crescente demanda de inovação no varejo? Neste artigo você irá saber os principais pontos para implementar novas tecnologias e começar a operação do seu supermercado online.



O que você precisa saber para criar seu supermercado online?


A implementação de uma plataforma online para supermercados traz benefícios que justificam o investimento de tempo, dinheiro e planejamento. Confira agora as principais etapas desse processo:



1. O tamanho do seu varejo importa?


Antes de começar, é importante esclarecer: Adotar uma plataforma de ecommerce para seu mercado não exige altos investimentos. Desse modo, a transformação digital da maneira como se vende produtos aos clientes está disponível não apenas para as grandes redes, mas também para pequenos e médios varejistas.



2. Escolha uma plataforma de e-commerce


O primeiro passo é você decidir com qual plataforma de e-commerce irá trabalhar. Tenha como premissa uma plataforma que seja aderente ao varejo alimentar e que te dê segurança para o crescimento da sua operação. Mais que isso, a tecnologia que irá sustentar a operação online do seu mercado precisa ser completa e focada em todo o processo, não apenas na geração do pedido. Portanto, certifique-se de que a sua plataforma de e-commerce também seja uma solução para o controle e separação dos pedidos, da logística de entrega e devolução, bem como do faturamento sem precisar ocupar um PDV.



3. Planeje custos e foque na qualidade das entregas


Como todo bom gestor, você também terá de planejar os custos da operação de delivery, otimizando o número de profissionais envolvidos nessa logística e as rotas para evitar deslocamentos desnecessários e fazer o maior volume de entregas a cada viagem. Para te auxiliar nesse planejamento, escolha uma plataforma de e-commerce que permita fazer o controle desse trabalho de maneira integrada.
Você também deverá levar em consideração o que é mais vantajoso: contar com operação própria ou terceirizada para fazer as entregas? Seja qual for a sua decisão, aqui vai uma dica: O seu entregador será o único ponto de contato físico com a sua marca, então, é importante que ele seja treinado e qualificado para garantir o alto padrão de qualidade que você atende os seus clientes em sua loja física.

4. Ofereça diferentes meios de pagamento


É importante que seu e-commerce não limite seus clientes na hora do pagamento. Portanto, ofereça diferentes formas de pagamento, tais como cartão de crédito ou débito, dinheiro, vale alimentação, entre outros, e deixe que o cliente escolha o mais conveniente para ele. Acredite: isso facilita a venda e atrai o cliente para o seu e-commerce.



5. Você deve ter um site ou aplicativo? Ambos!


Novamente, você deve oferecer ao cliente o que é mais conveniente para ele. Para alguns clientes o melhor será comprar através do site, para outros será pelo celular. O importante é que ele tenha a opção e que você não deixe vendas para trás.
Devido à agilidade e praticidade, os smartphones são ferramentas essenciais ao crescimento do comércio online. Sete em cada dez consumidores utilizam smartphones para fazer compras pela internet, de acordo com estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). E os aplicativos são o grande canal de vendas dos smartphones e por isso é fundamental que você tenha um APP com a sua marca! Mas lembre-se: se o cliente não quiser instalar o aplicativo, ele deve ter a opção de fazer compras via site responsivo, que oferece melhor experiência de navegação e de compra independente do tamanho da tela do dispositivo utilizado.

6. Invista na divulgação do seu supermercado online


A estratégia de marketing para o e-commerce é diferente da estratégia para loja física. Especialmente no ambiente digital, onde o consumidor é bombardeado com ofertas e exige ate2remndimento imediato, seus esforços de marketing devem ser focados nas necessidades dos seus clientes e não em ofertas de massa. O objetivo é mostrar que você conhece o seu cliente e que se comunica com ofertas relevantes para ele.
Canais digitais como e-mail, redes sociais e SMS são importantes para a promoção da sua loja online, mas o canal com maior conversão é o seu próprio APP através das notificações.

Plataforma de e-commerce para seu supermercado: muito mais que só uma loja virtual


Algumas empresas limitam a criação de um supermercado online a uma loja virtual, colocando no ar um site ou aplicativo, quando, na verdade, conforme vimos ao longo deste artigo, trata-se de um projeto mais amplo e que demanda uma atenção maior na hora de executar.


Um desafio que, quando bem implementado, torna-se mais uma excelente opção para aumentar o faturamento. Além, claro, de ser um grande diferencial competitivo.


E, então, você e seu supermercado estão preparados para começar a vender online?

14 outubro 2019
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Como o supermercadista pode aproveitar a tecnologia no supermercado
Nos últimos anos temos acompanhado o crescimento das vendas online de diversos segmentos. O supermercado não fica de fora dessa corrente e registra um crescimento significativo do e-commerce. Portanto, o empresário deve ter conhecimento sobre a tecnologia no supermercado, precisa entender as novidades tecnológicas que afetam e ajudam no dia a dia da loja e usar essas ferramentas para o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio.

A internet faz parte da vida de toda sociedade, ignorar esse fato, e sua influência nas relações de consumo, é abrir mão de uma ferramenta importante.

Para acompanhar os novos hábitos de compra dos consumidores e evitar a queda das vendas é preciso usar tecnologia no supermercado.

Como você pode aproveitar a tecnologia no supermercado?

As ferramentas de e-commerce, ou vendas online, podem ajudar o varejista a aumentar o faturamento da empresa, conseguir vendas que não seriam possíveis na loja física, aumentar a área de atuação e até mesmo melhorar as vendas na loja física – experiências e dados comprovam esse efeito.

Essas novidades agem, principalmente, em três setores de atuação online do supermercadista, vamos falar um pouco sobre cada um deles:

1. Relacionamento com os clientes
A internet e o e-commerce apresentam uma nova forma de relacionar com os consumidores, tendo como base os dados que estes oferecem no ambiente digital.

Existe uma diferença elementar entre uma compra online e na loja física: na compra online seu cliente sempre é identificado. Assim, é possível entender e conhecer os hábitos de compra dos consumidores de forma automatizada e em larga escala.

Entendendo o comportamento dos clientes, as ações comerciais do seu supermercado se tornam mais assertivas. No ambiente digital é possível segmentar anúncios e ofertas de acordo com o perfil de interesse e necessidade do usuário – seu cliente.

As informações necessárias para traçar o perfil do cliente são obtidas através dos dados cadastrais do cliente, histórico de compras realizadas e até mesmo integração com suas redes sociais.

2. Tecnologia no supermercado e a implantação de uma operação de e-commerce
As novidades tecnológicas também ajudam o supermercadista no momento de implementar e controlar os processos operacionais das vendas online.

Antigamente o controle das entregas, embalagens de produtos, separação e pedidos das vendas eramrealizados de forma manual, o que se transformava em um processo demorado e passível a erros. Hoje em dia, há no mercado diversas ferramentas que auxiliam o varejista nesse momento, desde a separação dos produtos por meio de aplicativos de celulares até a identificação da entrega no momento que chega ao cliente.

Essa tecnologia no supermercado facilita a operação, evita perdas e reduz custos para implementar o processo de venda online no seu supermercado.

3. O e-commerce como elemento chave para a ampliação da área de atuação da loja
Outra oportunidade do e-commerce em supermercados é atingir clientes que não seriam captados apenas com a loja física.

Consumidores que antes não compravam em uma determinada loja, principalmente pela questão da localização, agora estão ao alcance do e-commerce de forma prática e cômoda. Ou seja, sua loja alcançará consumidores de “outras praças”.

Uma das principais preocupações do supermercadista ao implementar o e-commerce é a possibilidade de “canibalização” da loja física pela plataforma digital. No entanto, o que se tem observado é o contrário, pois depois de ter uma experiência de compra online e bem sucedida, o consumidor passa a conhecer a loja (a marca), aumentando as chances de dar a preferência em uma compra offline.

Além de que, com os dados dos clientes em mãos, será possível realizar campanhas e promoções para ativar esse consumidor na sua loja física.

Vender online é uma solução para acabar com a ociosidade do seu supermercado, aumentando produtividade e lucratividade. Veja esse artigo.

A tecnologia no supermercado cria novas demandas
Que o hábito de compra dos consumidores mudaram, isso todos nós sabemos. O desafio é não ficar de fora desse movimento. A boa notícia é que atualmente, com a criação e melhoria de tecnologia no supermercado, já existem ferramentas acessíveis para promover o e-commerce da sua loja.

Só com a ampliação de vendas para o multiformato é que os supermercados vão conseguir atender e fidelizar os consumidores, aumentando vendas e melhorando o resultado do seu negócio.

Uma das principais tecnologias para supermercado é o sistema de gestão essa ferramenta deve estar integrada aos outros processos, inclusive o e-commerce, e é essencial para que os dados digitais do seu supermercado sejam seguros e atualizados.
21 maio 2018
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